vazo-sanitario

 

Caixa acoplada ou válvula de parede

Escolher a louça certa para o banheiro não é tão fácil como parece. Com diferentes modelos, estilos, cores e preços, a grande variedade do mercado pode deixar os consumidores confusos. Mas é possível encontrar o vaso ideal para o seu projeto, e ainda sem sair do orçamento.

O primeiro passo é ter em mãos o projeto do seu banheiro para quando for às lojas procurar o vaso sanitário. Pode ser algo bem simples, mas o importante é saber as dimensões do espaço do banheiro.

Defina se o vaso terá válvula na parede ou caixa acoplada. A caixa acoplada é recomendada por economizar água, libera no máximo 6 litros. Já a válvula libera o quanto de água quiser enquanto você aperta. Além disso, a válvula que aciona a descarga é comprada a parte. Por isso, pode trazer desvantagens para o seu bolso!

O branco é quase que unanimidade nas cores de vasos sanitários. Mas dependendo do estilo do seu banheiro você pode optar por outros tons claros como creme, bege ou cinza. O toque de decoração, modernidade e sofisticação será dado no modelo escolhido.

O formato mais comum é o oval, este é também um dos mais baratos. Os mais diferentes já tem preços mais altos, pois o que encarece a peça são os designs que fogem do tradicional. Afinal todos terão a mesma função, resistência e durabilidade.

As louças não precisam ser da mesma linha. É bom apenas que combinem em termos de cores e estilo.

 

O vazo sanitário

O vaso sanitário é um dos itens indispensáveis em banheiros ou lavados de casas, apartamentos ou escritórios, e seu funcionamento depende da vazão de água sob pressão, para o descarte adequado da urina e das fezes depositadas em seu interior diretamente para o sistema de esgoto residencial.

Para que a água entre dentro do vaso existem dois mecanismos muito utilizados, que são o da válvula de descarga de parede e o da caixa acoplada. Ambos os mecanismos cumprem bem o seu papel, porém, cada um apresenta características próprias de instalação e manutenção. Vejamos um pouco mais sobre cada um dos sistemas, e qual deles trás mais benefícios durante o uso.

 

Válvula de descarga

A válvula de descarga de parede é um tipo de registro, que é instalado no meio de um cano na parede conectado a caixa d’água, e com a outra extremidade instalada diretamente no vaso sanitário.

Este registro possui um sistema de acionamento manual, conectado a uma mola interna, que permite a entrada de um volume de água dentro do vaso sanitário, e que se fecha automaticamente de acordo com o ajuste da mola.

 

Quando a válvula na parede é acionada, ela permite a entrada de água com bastante pressão. (Foto: Reprodução/Teto)

Quando a válvula na parede é acionada, ela permite a entrada de água com bastante pressão. (Foto: Reprodução/Teto)


 

Desta forma, quando a válvula na parede é acionada, ela permite a entrada de água com bastante pressão, facilitando assim o descarte da urina e fezes dentro do vaso sanitário.

 

Caixa acoplada

Já a caixa acoplada é um sistema semelhante a uma caixa d’água que é instalado na parte de trás do próprio vaso sanitário. Este sistema possui um botão de acionamento para liberar a água dentro do vaso, e também uma boia, que regula a entrada de água no sistema, preparando-o novamente para uso.

Com isso, após o acionamento do botão de descarga, a água é liberada dentro do vaso em um volume limitado pelo máximo de água que cabe dentro da caixa acoplada.

 

Este sistema possui um botão de acionamento para liberar a água dentro do vaso. (Foto: Reprodução/MDM)

Este sistema possui um botão de acionamento para liberar a água dentro do vaso. (Foto: Reprodução/MDM)


 

Além disso, a caixa acoplada permite a utilização de um botão de duplo acionamento, que libera apenas metade da água da caixa, ou toda ela, de acordo com a

 

Qual sistema é melhor para uso?

Como vimos, ambos os sistemas possuem o mesmo propósito, mas cada um tem um funcionamento diferenciado em relação ao outro modelo.

Nos sistemas de válvula de descarga de parede a água escoa pelo vaso com uma pressão bem maior, de acordo com a altura do cano em relação à caixa d’água, porém, com um consumo mais elevado de água, enquanto a caixa acoplada garante o baixo consumo de água, e pode ser regulada com um bom volume de pressão a ser despejada dentro do vaso.

 
caixa-acoplada-x-valvula-de-descarga
 

Já em matéria de custos de instalação, o de válvula de descarga de parede é bem mais econômica, pois o sistema é muito mais simples de ser montado, enquanto que os vasos com caixa acoplada são mais caros.

Apesar disso, para quem estiver na fase de construção ou reforma no banheiro de casa, o ideal é optar pelo uso da caixa com válvula acoplada, que em longo prazo vai garantir muita economia de água e também possui uma manutenção mais econômica, que evita a quebra de paredes em caso de troca ou reparos.

Já quem possui o modelo antigo de válvula de descarga de parede, pode optar pela troca do sistema apenas se for realmente necessária à troca, já que para isso será necessária uma reforma completa no banheiro para sua correta instalação.

 

Recomendação

Para fazer a instalação ou reparo de caixa acoplada ou da válvula de parede, não exite em chamar um encanador em Jaraguá do Sul. Esse profissional irá suprir sua necessidade de instalação ou reparo rapidamente.

     

Fonte: FL, VCT

     

Gostou? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 2.770 vez(es) | 14 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Você pode usar HTML tags e atributos:

    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>