leds-em-condominios

 

O LED reduz despesas de condomínios

As lâmpadas LED vêm se popularizando no mercado condominial com base em três grandes vantagens: gastam menos energia, demandam menos manutenção e duram muito mais. Especialistas apontam que o uso da iluminação LED pode diminuir a conta de luz das áreas comuns do condomínio pode ser de até 80%.

Uma vez que um condomínio opte pela adoção das lâmpadas LED é recomendado que haja um estudo prévio da iluminação. Um arquiteto ou designer deve analisar os ambientes que serão contemplados com a nova tecnologia levando em conta a iluminação atual e as suas necessidades, para que o projeto seja o mais conveniente, funcional e eficiente.

Juliana Furlan, arquiteta especializada em iluminação, alerta para a importância de contar com o suporte de um profissional especializado: “Se o síndico que quer economizar com esse tipo de serviço simplesmente for até uma loja de produtos de construção ou de luminárias e comprar as lâmpadas sem orientação, é bastante provável que a economia seja menor e os produtos adquiridos não sejam os mais indicados“.

Outro ponto importantíssimo desse estudo é o chamado payback, que é o intervalo de tempo para que o condomínio receba de volta integralmente o que investiu na nova tecnologia. Esse período varia de acordo com o projeto.

 

Economia de energia

O LED é altamente eficiente, pois converte mais de 80% da energia em luz. Trata-se de uma excelente opção para a troca da maioria das lâmpadas existentes. Entretanto, o LED tem um custo alto e por isso antes de qualquer troca é necessário fazer uma análise de viabilidade econômica, para selecionar onde haverá um retorno (“payback”) mais rápido. A economia com o uso de LEDs pode ser de até 95% da potência e por esse motivo quanto mais horas a lâmpada fica ligada, mais rápido será o retorno do investimento.

Pintar as áreas comuns e os apartamentos de cores claras também reduz o consumo de energia. Um ambiente claro tem menos necessidade de iluminação artificial durante o dia. A melhor forma de economizar energia nas garagens é optar por iluminar as áreas de circulação de veículos e não os boxes. “Se possível, alterne uma luminária acesa e uma apagada.

 

Fatores que aceleram o retorno do investimento

 

Baixo consumo de energia das lâmpadas

  • 01 Lâmpada incandescente de 60W pode ser substituída por 01 lâmpada LED de 4,5W gerando uma economia de 55,5 W/hora;
  • 01 Lâmpada fluorescente tubular de 40W pode ser substituída por 01 luminária LED de 12W economizando 28 W/hora;
  • 01 Lâmpada dicroica 50W pode ser substituída por 01 luminária LED de 3W com economia de 47 W/hora.

 

Baixo consumo de ar condicionado e refrigerador

A energia consumida pelo LED é revertida em iluminação e não em calor. Portanto há um baixo aquecimento do local onde está instalado. A cada 3,5W de energia reduzida se obtém uma economia de 1W no consumo do ar condicionado e/ou refrigeração.

 

Redução das despesas com manutenção de lâmpadas

A utilização de lâmpadas LED reduz-se drasticamente as trocas periódicas de lâmpadas. Primeiro porque são resistentes a impactos e não quebram. Depois porque tem uma vida útil muito superior as demais lâmpadas. O LED (7ª geração) tem mais de 70.000 horas de vida útil, enquanto que:

  • Incandescente tem 1.000 horas de vida útil;
  • Fluorescente Compacta tem 10.000 horas de vida útil;
  • Fluorescente Tubular tem 7.000 horas de vida útil;
  • Dicroica tem 3.000 horas de vida útil.

 

Redução dos custos com manutenção e reposição de produtos em exposição ou decoração

Não emite raios infravermelhos e nem ultravioletas, portanto não queima nem desbota os produtos em exposição como: roupas, calçados, móveis, artigos de decoração, obras de arte, etc.

 

Redução das despesas com descarte

Não é feito com substâncias pesadas por isso não há necessidade de um descarte especial. Isso reduz o custo atual de descarte em relação as lâmpadas fluorescentes ou outras que tem descarte específico e de custo alto.

     

Fonte: FL, Concreta

     

Gostou? Compartilhe!
(Este conteúdo foi visitado 73 vez(es) | 1 visita(s) hoje)
Você também pode ser interessar por:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>